PopArt'istas

Andy Warhol









Andy Warhol (cujo nome verdadeiro é Andrew Warhola).
Nasceu 06 Agosto de 1928 em Pittsburgh Pennsylvanie e morreu em Nova York, a 22 de Fevereiro de 1987, artista americano, e figura central da Pop art, também conhecido como o “Pope of the Pop “o  Papa do Pop , foi um dos pioneiros deste movimento.
Entre 1945 e 1949 estudou no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh, onde ganhou o título de Bachelor of Fine Arts.
No verão de 1949 mudou-se para Nova York. E em 1954, realizou sua primeira exposição na Loft Galeria.


Warhol é conhecido mundialmente por seu trabalho como pintor, produtor musical, autor, através de seus filmes de vanguarda, e seus vínculos com os intelectuais, celebridades de Hollywood e aristocratas ricos.
Embora que controverso o trabalho de Warhol, tem sido objecto de numerosas exposições, livros e filmes desde a sua morte.
Warhol é geralmente reconhecido como um dos artistas mais famosos do século XX.




Richard Hamilton






Richard Hamilton mais conhecido como o pai da pop art é um pintor e artista gráfico Inglês nascido em Londres 24 de Fevereiro de 1922.
Estudou na Royal Academy School e frequentou de 1948 a 1951 a Slade School of Art, em Londres. Depois de praticar a pintura abstracta, retornou para a arte figurativa nos anos 50. Fez parte do grupo independente do Institute of Contemporary Art, em Londres, cuja exposição, especialmente This Is Tomorrow (1956) marcou o inicio da arte pop britânica.



Seu   trabalho  Just What it is That Makes Today's home so Different, so Appealing? É um dos primeiros deste movimento artístico. Tal como os seus homólogos americanos, cria suas obras, estigmatizando o mundo da média de massa e do consumismo. Também imaginou e criou com Paul McCartney   a capa do "Disco Branco". 
White Álbum conhecido com esse nome devido à sua capa, um fundo branco com o nome da banda na mesma cor em relevo.


Jasper Johns















Jasper Johns nasceu em 15 de Maio de 1930, em Augusta, Geórgia, Estados Unidos,
Pintor e ilustrador americano. Com Rauschenberg estão entre outros na origem da arte pop. 
Jaspers Johns estudou na Universidade da Carolina do Sul entre 1947 e 1948, em 1949 muda-se para Nova Iorque, ingressando numa escola de arte comercial, a Parsons The New School for Design. Em 1952 Pintou uma série de obras sobre tela representando temas simples como bandeiras, mapas, números e letras ou alvos.


Posteriormente, inspira-se de objectos da vida quotidiana, como utensílios, talheres ou latas, peças estas que integram seus trabalhos.
Em 1995, pinta o mais famoso, e conhecido dos seus quadros, A bandeira norte- americana.


Os seus quadros são descritos como dada neo-dadaístas, em oposição a pop art, embora aqueles incluam, habitualmente, imagens e objectos da cultura popular. Ainda assim, o trabalho de Jaspers Johns é catalogado como pertencendo à pop art, devido ao uso artístico da iconografia clássica. Contrariamente a muitos outros artistas, Johns viu a sua obra reconhecida ainda em novo. Em 1957, expõe colectivamente no Jewish Museum, onde conhece Leo Castelli; no ano seguinte, este organiza a sua primeira exposição individual, na galeria da qual era dono. Ainda em 1958, Johns expõe no pavilhão americano da Bienal de Veneza.





Eduardo Paolozzi













Paolozzi nasceu em Leith, em Edimburgo, primogénito de uma família de imigrantes italianos. Estudou um ano em Edinburgh College of Art, em 1943, fez uma breve passagem pelo St Martin's School of Art, em 1944, e na Slade School of Art em Londres de 1944 a 1947, depois começou a trabalhar em Paris.
Amplamente surrealista, Paolozzi atraiu a atenção na década de 1960, produzindo uma série de trabalhos impressos no mínimo incríveis.


Paolozzi foi um dos fundadores do Grupo Independente, precursor no movimento arte pop britânica da década de 1950…
Ele tornou-se conhecido como escultor, produzindo estátuas que muitas vezes se relacionam com as formas de vida, mas ainda assim com elementos simples (muitas vezes cúbicos). Também esculpia muitas formas humanas "desconstruídas" em um estilo que lembra o cubismo.






Roy Lichtenstein











Roy Fox Lichtenstein nasceu 27 Outubro 1923 no Flower hospital em Manhattan, Nova York, morreu 29 de Setembro de 1997 em Manhattan, é um dos mais importantes artistas do movimento pop art americana. 

Seus trabalhos se baseiam fortemente na propaganda e na imagem popular de sua época, bem como "histórias em quadrinhos “.

Ele mesmo descreveu seu estilo como sendo "tão artificial quanto possível".




Frequentou a escola pública até a idade de doze anos, de seguida, ingressou no Franklin School for Boys, em Manhattan, foi durante seus tempos livres que surgiu seu interesso pela arte e pelo design.
Ávido fã de jazz, assiste a muitos concertos no Apollo Theater, em Harlem, onde faz retratos de músicos durante a actuação. Em 1939, frequentou cursos de verão na Art Students League of New York, liderada pelo professor Reginald Marsh.


Em Setembro de 1940, Lichtenstein deixou Nova York ' para se matricular na Universidade do Estado de Ohio, que oferece cursos de artes e no final o diploma de Belas Artes.



Robert Rauschenberg









Rober Milton Ernest Rauschenberg nasceu em 22 de Outubro de 1925 em Port Arthur. Texas, e morreu a 12 de Maio de 2008 em Captiva Island, Florida.

Artista americano, é considerado um dos maiores representantes do expressionismo abstrato, neo-dadaísta, precursor da pop art.



Suas obras vão desde pintura à gravura, mas também dança, fotografia e música.
Depois de estudar medicina na Universidade do Texas em Austin, é chamado pelo exército Americano durante a Segunda Guerra Mundial.
Junta-se ao Navy Hospital Corps em San Diego Califórnia.
Rauschenberg matricula-se no Kansas City Art Institute, onde estuda pintura, história da arte, composição, escultura, música, anatomia e moda, de 1947 a 1948.



Mais tarde, ele conhece Willem de Kooning, este encontro será decisivo para sua obra.
Em 1948 foi estudar arte em Paris, na Académie Julian.



Sem comentários:

Enviar um comentário